27 de maio de 2013

Agora lascou: Professores denunciam ex-prefeito de Turiaçu ao Ministério Público e Polícia Federal

Professores da rede municipal de Turiaçu deram entrada com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão contra o ex-prefeito Raimundo Nonato Costa Neto, o Costinha, por desvio de recursos e má aplicação de verbas de programas federais que deveriam ser aplicados na educação do município.

Segundo os educadores, o ex-gestor teria desviado recursos dos programas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Mais Educação, que tem por finalidade dar assistência financeira às escolas públicas da educação básica dos municípios.

De acordo com depoimento do professor Raimundo Henrique Costa ao MPF, o ex-prefeito de Turiaçu era quem determinava como os recursos eram empregados, sempre direcionando a compra a empresas de seu interesse pessoal. “Sem que houvesse cotação de preços ou processos licitatórios, os gestores escolares eram arrebanhados em reuniões para assinarem os cheques em branco, com a finalidade de aplicação indevida das verbas ou o beneficiamento de terceiros, que sequer entregavam as matérias adquiridas, violando o interesse público”, declarou.

O preenchimento dos cheques em branco beneficiavam firmas dentre as quais a J.M. FURTADO NAZIAZENO cujo proprietário reside na cidade de Pinheiro. Fato esse comunicado através de ofício à Promotoria de Justiça em Turiaçu.
A execução desses programas educacionais(pdde E mais educação), tem gestão financeira descentralizada(direto nas escolas), com a participação de representantes da comunidade escolar: professores, pais, alunos e funcionários que aprovam o levantamento e a seleção das necessidades prioritárias da escola, dentro do que possibilita os recursos aportados.

A realização dos objetivos propostos pelos programas foram frustrados em patente ilegalidade com a conduta do ex-prefeito que configura afronta à Lei de Improbidade.
Os ex-gestores pontuaram também sobre o desaparecimento dos saldos deixados no final do exercício financeiro de 2012. E que não foram empregados nos objetivos para os quais os programas foram criados, gerando presunção de fortes indícios a serem apurados pelo Ministério Público.
As denúncias também foram formuladas à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão contra o ex-prefeito Costinha. A Polícia Federal deve investigar o caso para saber se houve ou não desvio de verbas federais. Em documento a PF destaca que os indícios apontados são fortíssimos e devem ser tomadas providências urgentes, ante a ofensa ao patrimônio público do município de Turiaçu.
A educação ainda é o único meio para libertar o povo e trazer - lo a civilização do conhecimento e cobrar que o dinheiro público realmente seja aplicado como deve.
Com Informações enviada a nossa redação
BNC Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar