10 de junho de 2015

São João do Maranhão terá 20 arraiais na região metropolitana de São Luís

 ‘São João de Todos’ tem abertura oficial nesta sexta-feira (12).
Por Roberth Meireles

Grande Ilha - O São João 2015 contará com 20 arraias espalhados pela capital maranhense. As festividades do ‘São João de Todos’ reafirmam o compromisso da gestão estadual com cultura popular, que movimentará parte considerável da população maranhense, durante um total de 18 dias em 20 arraiais espalhados na região metropolitana de São Luís.

Segundo a secretária Ester Marques a temporada junina deste ano será também uma homenagem a Humberto do Boi de Maracanã e Donato do Boi de Axixá. “A homenagem a Humberto do Boi de Maracanã, e a Donato do Boi de Axixá permite com que o São João do Maranhão seja visto não como um evento pontual, mas como um espaço de trocas que propiciem aprendizagem e vivência do patrimônio cultural. Somado a isso, reunimos esforços e preparamos um projeto que distribui de forma mais democrática os arraiais, tornando possível congregar diferentes públicos”, expôs a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.

A titular da pasta reforçou o novo formato da temporada junina, adotado pelo governo Flávio Dino, assim como as novidades que estão sendo preparadas para o público. Dentre elas, o Arraial do Ipem, que este ano volta a funcionar no espaço social do servidor público estadual no bairro no Calhau. O Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira também é outro espaço onde o Estado retorna de forma intensiva.

O Parque, que vinha sendo administrado por terceiros, é um dos destaques do ‘São João 2015’, e faz parte, junto com o Arraial da Maria Aragão e o do Ipem, dos três arraiais de referência que o Governo do Estado prepara para o período junino deste ano.

“A retomada da realização dos festejos juninos, em espaços como estes, demonstram o elevado grau de preocupação que o governador Flávio Dino tem com a questão da descentralização de ações políticas nas mais diferentes áreas”, pontou a secretária de Cultura, Ester Marques.

Programação

O ‘São João de Todos’ tem uma programação definida para os seguintes espaços:  Ipem, Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Viva Anjo da Guarda, Viva Bairro de Fátima, Viva Cidade Operária, Viva Coroadinho, Viva Desterro, Viva Estiva, Viva Ipase, Viva João Paulo, Viva Liberdade, Viva Monte Castelo, Viva Vila Embratel, Viva Vinhais, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Casa do Maranhão e Praça da Saudade/Madre Deus.

Com uma média de seis apresentações por noite passarão pelos arraiais do Governo do Estado um total de quase mil grupos folclóricos entre Bumba Bois, Tambores de Crioula, Quadrilhas Juninas, Danças do Coco, Cacuriás, Danças Portuguesas e shows musicais que completam a grande festa chamada ‘São João de Todos’.

Toda a programação detalhada será distribuída nos arraiais, por meio das agendas culturais e também no portal exclusivo do Governo do Estado para o São João.

Foto: Divulgação
BNC Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar